Correio Popular Notícia



SOLIDARIEDADE
Sociedade se mobiliza para ampliar doações de medula

Data da notícia: 05/02/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130205-121.jpg[/IMG] (Da Redação) O trabalho de sensibilização para ampliar a rede de cadastro de doadores voluntários no Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), vem cada vez mais envolvendo a sociedade. A última ação realizada pelos membros da ONG Amigo do Transplante de Medula Óssea (ATMO) aconteceu na sede da igreja Presbiteriana Gileade, em Porto Velho no último domingo (03), e contou com um volume de dezenas de pessoas que atenderam ao chamado da ATMO e que se dispuseram a doar uma amostra de seu sangue e se cadastrar como doadores.

Além de integrantes da ATMO, a ação envolveu os técnicos da Fundação Hemeron, que faziam a coleta do material. ?Faz tempo que tinha a intenção de fazer uma campanha na nossa igreja. Conheci o doutor Linderberg (coordenador do núcleo da ATMO em Porto Velho) em uma das entrevistas que ele falava do tema e fiz o convite para que a ATMO viesse sensibilizar nossa comunidade para se cadastrar no Redome. Pretendemos levantar no mínimo 100 doadores e nos dispomos a continuar a fazer esse chamamento dentro da nossa igreja caso esse número não seja alcançado nesta campanha?, salientou o pastor Aloisio Vidal da igreja Gileade.

Consciente do compromisso que é se cadastrar como voluntário para doar a medula, a jovem Maiara Falcão Vidal, de apenas 21 anos, fala que se for chamada ela só vai pensar que ?vai salvar uma vida. Como cristã, devo pensar em ajudar e que poderia ser eu a precisar de uma medula?, fala a jovem que diz estar se preparando emocionalmente, caso seja chamada um dia para doar.

O Pastor Aloisio ainda lembra que pretende trabalhar a responsabilidade dos membros da igreja que se cadastraram para que, caso sejam chamados para doar no futuro, não desistam dessa importante missão. ?Vamos lembrar que a necessidade pode acontecer com qualquer um de nós ou pessoas de nossa família. Para isso vamos reforçar o compromisso e estimular que mais pessoas doem?, afirmou. Mostrando total empenho em ajudar na ampliação do número de voluntários para doar a medula, o pastor afirma que vai estimular o conselho de pastores, que engloba mais de 30 denominações, para que estes levem a campanha para dentro de suas igrejas.

[b]COMO DOAR[/b] - Para doar é preciso ter entre 18 e 54 anos de idade, não ter doença infecciosa ou incapacitante. O cadastramento e a doação, quando existe a compatibilidade, independem do peso ou do tipo sanguíneo. Diabéticos, pessoas com tatuagem, quem já teve hepatite, mulheres grávidas e hipertensos podem se cadastrar. Nada impede a doação quando existe a compatibilidade. As pessoas que quiserem se cadastrar para doar, podem se dirigir ao Fhemeron de Porto Velho e nas demais unidades do interior. O cadastro é feito com uma pequena retirada de sangue (5ml) por sua veia e ao preencher uma ficha com informações pessoais (identidade, endereço, telefone). O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

[b]TRIAGEM[/b] - Após o cadastramento e a coleta do material, o Nativida/HLA realiza os exames de diagnóstico de compatibilidade de doares e receptores e envia os cadastros para o REDOME. O laboratório também está habilitado para acompanhar o tratamento dos doentes identificados na triagem. Hoje o laboratório faz os exames de Tipagem de Rim II em doador vivo ou com morte encefálica, assim como a compatibilidade de doadores aparentados de medula óssea. Com informações da Eficaz Comunicação.

Fonte:






Noticia vista 1282 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.